A Semana Pedagógica, promovida pela Gestão Pedagógica, de 17 a 22 de agosto foi muito especial para os colaboradores do SAGRADO – Rede de Educação. Com o lema: Juntos pela Vida – novos tempos, o mesmo coração, o Encontro Pedagógico contou com três momentos distintos: um de formação pedagógica, pessoal, espiritual, outro para matar as saudades das Unidades Educacionais e o último de confraternização.

Na formação pedagógica, nos dias 18 e 19 de agosto, após a oração conduzida pela equipe de pastoral do Colégio Social Madre Clélia, Rafael de Lima, Gestor Pedagógico da Rede, apresentou um apanhado geral da história da educação e conduziu uma reflexão sobre o atual momento, destacando como foram estes seis meses de ensino remoto. O mesmo também fez questão de agradecer o empenho, a parceria e desenvolvimento dos professores e Serviços diante desse novo cenário. Demonstrou como foram importantes os investimentos da Rede em metodologias ativas e no Ensino Híbrido, afinal, desde 2018 nossa Instituição vem trilhando um caminhar pioneiro nesse aspecto.

Em seguida, a psicóloga Flavia Basem, da Sociedade Brasileira de Psicanálise, trouxe uma reflexão sobre os sentimentos nestes tempos de pandemia, intitulado “Educadores no Divã”, com a temática: buscas e travessias necessárias para que encontre aquilo que anda buscando. De forma inovadora, conduziu um momento representando uma sessão de análise, em que os expectadores foram convidados a olharem para si e para seus sentimentos. Relatou que as tristezas que acompanham esse momento são normais, pelo distanciamento social e por todas as mudanças, porém devem ser trabalhadas para buscarmos força interior para nos fortalecermos. Afinal, nós somos a nossa própria fortaleza!

            Tendo como tema “A Espiritualidade como caminho de transformação”, Pe. Danilo Pena, convidou os educadores a olharem para os caminhos percorridos por cada um, bem como a importância da partilha entre a comunidade. Pois cada um carrega em sua história aprendizados, que quando compartilhados podem auxiliar o próximo a superar suas dores e angústias. Nas palavras do Pe. Danilo, “caminhos de espiritualidade não fazemos sozinhos”,  a espiritualidade é um caminho a ser compartilhado, pois ainda que cada um tenha de trilhar sua própria história, muitos já fizeram essa caminhada antes de nós, o que nos dá segurança e sustento, tendo sempre o Sagrado como referência.

Finalizando o momento de formação pedagógica, Ir. Luciane Taffarel e Rafael de Lima, Gestores Pedagógicos da Rede, agradeceram a participação e o engajamento de todos e abriram a palavra para a partilha dos educadores.

No dia 20 de agosto, todos os educadores foram convidados a comparecerem às Unidades Educacionais, onde, pelo sistema drive-thru, tiveram um encontro com as Irmãs e Diretoras e receberam uma lembrança, um avental com o lema: Juntos pela Vida – novos tempos, o mesmo coração, para ser usado no encerramento da semana: um churrasco on-line, promovido pela Gestão Pedagógica. Foi um momento muito esperado e emocionante.

No dia 22 de agosto o Churras Sagrado animou a noite de sábado, trazendo momentos de descontração, celebração da vida, união das famílias e confraternização entre os educadores, tudo isso embalado pelas músicas ao vivo da dupla Felipe e Fabricio, com sua banda.

Com certeza a semana pedagógica foi inesquecível e já deixou saudades. O sentimento de gratidão foi a grande marca do evento.