madreclelia.org
Comunicado Importante
Matrículas 2019

Institucional

HISTÓRIA DA UNIDADE EDUCACIONAL


A Escola Social Coração de Jesus é uma escola confessional católica, que possui como mantenedora o Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, fundado em 1894 em Viareggio na Itália, por Madre Clélia Merloni. A missão primeira do instituto, bem como a missão de todas as suas unidades educacionais, é a de tornar o Coração de Jesus conhecido, amado, glorificado e servido nos mais diversos campos de missão.

A presente Unidade Educacional faz parte do SAGRADO – Rede de Educação, que em sua ação educativa prioriza por uma educação que passa pelo coração. Desde sua fundação as irmãs Apóstolas motivadas pela Madre fundadora Clélia Merloni que afirmava que “a educação é uma obra de amor” trabalham incansavelmente para que esta missão de amor possa prosseguir com esmero.

A Unidade Educacional Escola Social Coração de Jesus está localizada no município de Piraquara, região metropolitana de Curitiba, e conta com uma população de mais de 102 mil habitantes. Inseriu-se no Bairro Guarituba, onde viviam no ano de 2007, mais de 45.000 habitantes e hoje conta com mais de 60 mil, em sua grande maioria sem condições financeiras de oferecer a seus filhos uma educação de qualidade.

A cidade é também conhecida por ser uma vasta área de proteção ambiental, em virtude de seus mananciais e nascentes. A mesma é responsável por mais da metade do abastecimento de água da grande Curitiba, e também abriga o maior complexo penitenciário do estado do Paraná. 




A Unidade Educacional Escola Coração de Jesus nasce aqui, com o objetivo de oferecer uma educação cristã de qualidade, em base aos princípios evangélicos testemunhados principalmente por Madre Clélia Merloni e hoje por suas filhas e filhos. 

A existência desta unidade educacional, deu-se fundamentalmente pelo desejo das filhas e filhos de Madre Clélia, de tornarem o Coração de Jesus conhecido e amado por meio de uma obra educativa que tenha como centro de seu ser e agir o amor do Coração de Jesus. Sonho este alimentado e impulsionado por Madre Clélia Merloni a idealizadora desta obra de amor, voltada ao amor do Coração de Cristo. Ampliando assim, o atendimento a crianças de baixa renda e expandindo o carisma do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus às periferias territoriais e também existenciais da população. Para atender a esta necessidade a Superiora Provincial do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus da Província do Paraná em exercício, Ir. Maria de Lourdes Castanha, lançou uma pesquisa na internet, a fim de encontrar um Município com necessidade e interesse em uma Unidade Educacional para atender crianças e adolescentes carentes.

A caminho do Município que se manifestara, o Coração de Jesus as guiou a outros caminhos, e assim chegaram à prefeitura do município de Piraquara, na gestão do senhor Gabriel Jorge Samaha e manifestaram-lhe o motivo da excepcional visita. O Sr. Prefeito prontamente acolheu a proposta da construção da Escola no bairro Guarituba, pois conforme consulta à Secretaria Municipal, era o local com mais necessidade.

Após uma visita agendada para conhecer a realidade do bairro, o grupo de Irmãs, acompanhadas pela Secretária de Educação e pela responsável da Ação Social da Prefeitura, ainda nos primeiros meses do primeiro semestre de 2007, o Conselho Provincial reconheceu que esta comunidade de fato tinha grande necessidade de ajuda na Educação e que se Madre Clélia pudesse falar-nos, com certeza pedir-nos-ia esta Unidade com urgência.



Após os trâmites legais com a Prefeitura e Câmara dos Vereadores, a Prefeitura cedeu em comodato um terreno na Planta Santa Lúcia, a partir disto a Superiora Provincial da Província do Paraná em exercício, decidiu em Assembleia com os seus membros a construção da Escola Social Coração de Jesus, e assim deu-se início a idealização do sonho de Madre Clélia que é também hoje o de seus filhos e filhas: o cuidado aos mais frágeis e necessitados, dá-se início a edificação de mais uma obra de amor. 

Propostas, projetos, construtoras, engenheiros e arquitetos foram mobilizados para que no menor tempo possível se pudesse atender a demanda. Em 16 de julho de 2007, na área coberta da Escola Municipal Henrique de Souza, hoje nossa vizinha, com a presença do Sr. Prefeito e Vereadores da Prefeitura de Piraquara, da Superiora Provincial e ecônoma representantes em exercício da Província do Paraná no Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, do atual pároco da paróquia do território em que a escola começará a ser construída Pe. Lotário Welter, Frei Rui Guido Depiné grande colaborador e promotor de projetos sociais na cidade de Piraquara, Diretoras de CMEIs e escolas municipais e outros convidados, foi assinada a concessão do terreno para a Construção da Unidade. 

Com o intuito de iniciar suas atividades em 2010, em outubro de 2009, Irmã Maria de Lourdes Castanha, superiora província da província do Paraná, nomeou a Diretoria da Unidade Educacional, contratou uma Secretária e uma Assistente Social para que se iniciassem os trametes e processos legais para o início das atividades educacionais. Deu-se então entrada no N.R.E.: Área Metropolitana Norte – Santa Cândida com o Requerimento para a autorização da Escola, Proposta Pedagógica e Regimento Escolar.

A Unidade Educacional ainda em construção, não tinha espaços liberados para o acesso de pessoas que não fossem da obra. Por este motivo, as primeiras entrevistas e matrículas foram realizadas na pseudo calçada (não existia calçada) debaixo da árvore que se encontrava na frente da escola.




Iniciaram-se as atividades educacionais efetivamente no dia 22 de fevereiro de 2010, com 320 crianças do Infantil III ao primeiro ano. Hoje atende 694 educandos do Infantil IV ao 5° ano nos períodos da manhã e da tarde. 

A Unidade Educacional nasceu com a missão de oferecer educação acadêmica cristã, que assegure a formação de cidadãos reflexivos, autônomos, éticos, criativos, solidários e socialmente responsáveis.

Colabora, deste modo, na educação de crianças extremamente vulneráveis e necessitadas de uma educação cristã autêntica e testemunhal que vise a formação integral de todos.

O testemunho dado por todos é, portanto, a ferramenta essencial para o bom êxito da missão evangelizadora na educação. Jesus tornar-se-á conhecido e amado à medida que anunciamos e testemunhamos a “Alegria do Evangelho que enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram” com o Mestre. 

Ao descrever a educação como sendo uma “obra de amor” constatamos com clareza que Madre Clélia, fundadora do Instituto das Apóstolas do Sagrado Coração Jesus, idealiza que a educação necessita acontecer moldada segundo os gestos de Cristo.  Desejava que esta fosse concretizada por meio e a partir do amor vivo a palpitante do Coração de Jesus que deve ser testemunhado por toda a Apóstola bem como também seus apóstolos hoje. A obra educativa, portanto, deve ter como centro o Coração de Jesus.

Esta obra de amor busca ser uma centelha “do amor divino” como nossa Madre Fundadora, Clélia Merloni, interpela suas filhas e filhos a ser em seu ambiente de missão. Pois, todas essas iniciativas visam o mesmo fim: “Tornar o Coração de Jesus Amado e conhecido por todos”, missão essa explícita no carisma de nossa família religiosa.



Atividades Extracurriculares


Horário Escolar

Manhã: 7h15 às 11h45

Tarde: 13h15 às 17h45